Com as estreias das Comissões Permanentes de Transporte Público, de Promoção, Assistência e Desenvolvimento Social e de Proteção e Bem-Estar Animal, os vereadores de Ferraz de Vasconcelos vão eleger os integrantes dos 14 colegiados da Casa em sessão especial a ser realizada no próximo dia 22, às 10 horas. Na oportunidade, serão escolhidos em voto aberto os presidentes, relatores e membros que vão responder cada grupo para o biênio 2019/2020.
Fazem parte ainda do Regimento Interno (RI) da Câmara Municipal a de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), de Orçamento, Finanças e Contabilidade, de Obras e Serviços Públicos, de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo, de Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Pessoa com Deficiência, dos Direitos do Consumidor, da Segurança Pública, do Idoso. Completa a lista a de Ética de Decoro Parlamentar.
Do total de 14 comissões permanentes, são todas, na prática, importantes, na hora de emitir o parecer pela legalidade de assuntos pertinentes à sua abrangência, porém, figuram como as principais a CCJ e a de Orçamento, Finanças e Contabilidade.
Em geral, a eleição não apresenta uma disputa acirrada, aliás, a tradição é haver consenso entre os vereadores, mas para acertar os detalhes antes do pleito, o presidente da Casa, Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB) fez uma reunião, na última quinta-feira, dia 10. A ideia, segundo ele, é que todos os vereadores façam parte das comissões permanentes.
Em relação às três comissões permanentes novatas, todas são de autoria da Mesa Diretora do Poder Legislativo, contudo, as iniciativas para a criação delas partiram, respectivamente, dos vereadores Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha, de Claudio Ramos Moreira (PT) e de Claudio Roberto Squizato (PSB).
Com isso, existe uma grande possibilidade dos três vereadores serem eleitos para serem os presidentes das respectivas áreas. Enfim, o único nome que não pode ocupar nenhum cargo nesses colegiados é o próprio comandante da Câmara Municipal.