No início da semana, o vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue, apresentou um requerimento questionando se os aumentos das taxas de iluminação e de coleta de lixo foram utilizados para a melhoria do serviço durante o ano.
De acordo com o documento, no ano anterior o aumento de diversos tributos municipais foi aprovado, afetando diretamente na arrecadação positiva do município, principalmente no que diz respeito à contribuição de iluminação pública e a taxa de coleta, remoção e destinação de lixo.
Segundo o parlamentar, esse aumento ocorreu. Entretanto, não foi realizada a implementação de nenhuma melhoria até o momento. "Mesmo votando contra o aumento abusivo de algumas taxas, esperava que com a melhor arrecadação algo fosse feito, mas estamos chegando ao fim do ano e a cidade continua na mesma situação do ano passado, logo, esse ajuste tem de ser reavaliado", afirmou.
O documento questiona quais os motivos para o não investimento em aperfeiçoamento e ampliação dos serviços, dado o alto custo para o munícipe. Além da indagação, o parlamentar cobrou ainda o detalhamento da utilização dos recursos arrecadados com a contribuição de iluminação e lixo no exercício vigente.
Para o vereador, os munícipes pagam uma conta muito alta comparada ao serviço oferecido. "A prefeitura já arrecadou quase R$ 5 milhões esse ano, somente para manutenção da iluminação pública, porém, basta andar pelos bairros para notar a escuridão que a cidade se encontra, deixando claro que o investimento está sendo feito de forma errada", relatou.
O parlamentar finalizou seu documento questionando se existem estudos que visem a redução das taxas. "O munícipe tem que ter retorno dos impostos pagos com esse aumento, se não houve qualquer melhoria, o valor deve ser reduzido", disse.