A Prefeitura de Suzano realizou na manhã de ontem o lançamento oficial do sistema de aprovação de projetos e solicitação on-line de documentos emitidos pela Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação. Na prática, será possível fazer solicitações e acompanhamentos pela Internet 24 horas por dia, sem a necessidade de comparecer pessoalmente ao setor responsável, o que irá garantir agilidade, transparência e economia. O evento para apresentação da novidade ocorreu nas dependências do Cineteatro Wilma Bentivegna.
A previsão é de que o sistema seja colocado em funcionamento em fevereiro. Desde outubro, funcionários da prefeitura estão sendo treinados para operar o sistema. Em 15 e 17 de janeiro será realizada a capacitação dos profissionais que requerem esse tipo de documentação no dia a dia para saberem como dar entrada nos pedidos e como fazer o acompanhamento. Os interessados poderão se cadastrar a partir de 26 de dezembro, no site
www.suzano.sp.gov.br.
O processo tem a participação e o acompanhamento não só da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação como também das Secretarias de Planejamento e Finanças e de Administração. Entre os serviços que poderão ser solicitados de forma on-line estão aprovação de projetos de obras particulares (residenciais, comerciais e industriais) e emissão de Ocupe-se, Certidão de Diretrizes, Certidão de Desdobro, licenças e autorizações.
Vantagens
O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, destacou que embora tudo ocorra de forma on-line, as análises necessárias serão feitas normalmente pelos funcionários da pasta. No entanto, a previsão é de que haja celeridade na conclusão dos serviços solicitados. "A Certidão de Diretrizes, por exemplo, demorava 60 dias para ser emitida. Nesta gestão conseguimos reduzir para até dez dias. Com o sistema on-line, a nossa meta é que esse tempo caia para 24 horas", afirmou o chefe da pasta. Durante o evento, a diretora de Planejamento, Eliene Coelho, fez uma apresentação sobre o SIM e o representante da InMov, Luiz Jacometti, mostrou o passo a passo de como funcionará a plataforma Acto.
Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), essa mudança é uma evolução rápida na prestação de serviços muito importante que a cidade está testemunhando. "Sem dúvida, Suzano dá um passo muito grande com esse projeto inovador e pode servir de exemplo no Alto Tietê. Atende às reivindicações com modernidade e ajuda a trazer investimentos para a cidade. Um marco importante para Suzano em termos de aprovação de projetos e emissão de documentos. A população agradece", disse. Ao término, o chefe do Executivo fez a entrega da primeira certidão solicitada de forma on-line e a última em papel por esse meio.