A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário (SMDEA), de Ferraz de Vasconcelos, fechou 2018 com o saldo de capacitação profissional de 75 feirantes e a formatura de 120 novos costureiros industriais. Os cursos foram ministrados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e Centro Paula Souza (CPS), respectivamente. As solenidades de entrega dos certificados da segunda etapa de conclusão dos cursos foram realizadas nos dias 5 e 10 deste mês e contaram com a presença do secretário Pedro Elias Bou Assi e demais autoridades.
O chefe da pasta classificou as atividades deste ano como positivas e já iniciou os trabalhos de planejamento para 2019. "Assim que terminamos a cerimônia de entrega dos certificados aos feirantes, nós nos reunimos com a gerência do Sebrae para formatar a grade de cursos para o próximo ano, assim como fizemos com a coordenadora do Centro Paula Souza, Clara Magalhães. Estamos atuando de forma a seguir as diretrizes da Administração Municipal, até porque o tempo passa rápido e a cidade necessita de trabalhos com resultados positivos que fomentem a economia local", destacou Bou Assi.
De acordo com o diretor de Agricultura, Vagner Vallet Ninck, o curso de capacitação de feirantes tem como objetivo melhorar a qualidade no atendimento aos clientes que frequentam as feiras livres. "O conteúdo programático consiste em quatro temas que são importantes na realização das vendas, que compreendem a inovação para se ganhar mais, fluxo de caixa, a formatação de preços e a distribuição dos produtos nas barracas, para melhorar o visual de apresentação", revelou Vallet Ninck.
Neste ano, foram formados 120 costureiros industriais. Como na primeira etapa, o curso teve duração de 20 dias e foi ministrado de segunda a sexta-feira, em três períodos: manhã, tarde e noite. De acordo com Bou Assi, o objetivo sempre foi o de capacitar os ferrazenses conforme a demanda das empresas instaladas no município, com foco nas indústrias têxteis. "O Centro Paula Souza tem nos prestigiado com a unidade móvel do curso em nossa cidade, pois o governo do Estado já constatou que a nossa gestão é séria e a população tem muita necessidade de se qualificar para atender a demanda local", destacou o secretário.
A coordenadora técnica de Formação Inicial e Educação Continuada do Centro Paula Souza, professora Clara Magalhães, fez questão de destacar a eficiência do secretário Bou Assi e a seriedade do prefeito José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, com relação às tratativas e desenvolvimento das parcerias com a instituição de ensino. "Ferraz faz um trabalho forte e consistente nos cursos que são encaminhados para a cidade. Temos o maior prazer em estar aqui nesta solenidade, pois estamos compartilhando a nossa alegria com gestores sérios no que se propõem a executar", afirmou a educadora.