A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba implantou na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro Branco, o projeto "Eu Quero Viver", que visa o combate à mortalidade infantil, por meio de encontros com palestras na unidade com as gestantes.
Na tarde de sexta-feira, aconteceu a primeira palestra, com a profissional do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Andreia Fernandes dos Santos, responsável por acompanhar questões de mortalidade infantil, e pós-graduada em saúde da mulher. Segundo ela, no Alto Tietê a taxa de morte infantil é alta, porém nos últimos tempos estagnou.
Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça com projetos como este a importância das gestantes fazerem o pré-natal nas unidades de saúde. De acordo com a coordenadora da UBS Morro Branco, Simone Patrícia Soares, este encontro será mensal, pois percebeu que algumas mulheres acabam não procurando o posto de saúde para o acompanhamento da gravidez. "Além desta palestra, sempre realizamos buscas ativas nas residências e até mesmo ligamos para as gestantes não faltarem nas consultas", comentou.
Este trabalho de combate à mortalidade infantil ainda envolve um amplo atendimento médico, incluindo até mesmo consultas odontológicas. A UBS também faz o acolhimento imediato da gestante, assim que a mesma efetua o teste de gravidez que é oferecido na unidade.
Na primeira palestra do projeto "Eu Quero Viver", participaram cerca de 20 gestantes. A secretaria ressaltou que, assim que for constatada a gravidez, a gestante deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para o acompanhamento da gestação.