Os casos de roubo de carga diminuíram em 19% de janeiro a outubro deste ano se comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em 2017 foram registrados 237 ocorrências, no entanto, até outubro deste ano, foram 191. As informações são de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano.
Apesar da queda geral, Itaquá e Ferraz foram os únicos municípios que apresentaram aumento nos casos durante o período analisado. Para se ter uma ideia, em Itaquá foram registrados 69 roubos de carga de janeiro a outubro do ano passado, já neste, o número aumentou para 89, ou seja, um crescimento de 28,9% em relação aos períodos. Em Ferraz, o aumento foi de 7%, ou seja, ano passado foram 27 roubos de carga contra 29 até outubro.
Apesar do aumento em Itaquá, o comandante do 35º Batalhão, tenente-coronel Anderson Caldeira, informou que ações contra esses crimes são realizadas em parceria com a Polícia Rodoviária Militar. "No acesso para o (Trecho-Leste) do Rodoanel (Mario Covas -SP-21), foram colocadas defensas metálicas para impedir a entrada de criminosos na via. Nos bairros continuamos focados a combater esse crime, uma vez que existe a venda de produtos roubados, como eletroeletrônicos e demais objetos entregue pelos Correios".
A cidade que apresentou a maior queda foi Suzano, com 60%. Só no ano passado foram 89 ocorrências, no entanto, este ano, o número diminuiu para 35 casos. Em Poá, a queda também foi significativa, já que no primeiro período analisado foram 23 casos, contra 14 este ano, ou seja, uma queda de 39%. A queda em Mogi foi de 17%. De janeiro a outubro de 2017, a cidade marcou 29 casos de roubo de carga, já este ano, até outubro, 24.