A inédita certificação do Prêmio Município Verde Azul conquistada por Mogi das Cruzes no dia 20 de dezembro, em São Paulo, completou um ciclo de ações positivas na área de meio ambiente em 2018. Com 81,23 pontos e a 59ª posição entre 69 municípios certificados, Mogi das Cruzes demonstrou ter obtido significativos avanços na área de preservação ambiental, graças a ações como arborização, aumento da coleta seletiva e iniciativas criativas de educação ambiental.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, lembra que o trabalho também incluiu a melhoria da infraestrutura da pasta, com mais espaço físico para a realização dessas atividades: "Reabrimos o Viveiro de Mudas, temos uma nova sede para a secretaria, mais espaçosa, e estamos concluindo a reforma da Ilha Marabá, que será reaberta no ano que vem, como um espaço voltado para a educação ambiental", explica.
Com o Viveiro de Mudas reaberto, foram retomados projetos como a doação de mudas para os cidadãos, com explicações técnicas sobre os cuidados necessários para cada espécie, além de visitas monitoradas de alunos. Nelas, os estudantes aprendem sobre o plantio de verduras e legumes, conhecem a importância da mata para evitar a erosão e têm contato direto com alimentos consumidos diariamente - uma experiência inédita para muitos deles.
Como parte do programa de plantar 50 mil árvores em quatro anos, foi atingida a meta de 25 mil mudas até o final de 2018, de acordo com o secretário. Foram priorizados os chamados corredores verdes, que são grandes avenidas nos bairros. Paralelamente a este trabalho, foram distribuídas cartilhas de arborização para a população, que auxiliam na qualidade e manutenção do trabalho.
Outro projeto importante foi o Programa Junho Verde, que mobilizou a cidade com ações voltadas para jovens, adultos e idosos. O Concurso de Vídeos agitou a rede escolar, estimulando os alunos a refletirem sobre ações ambientais. Além disso, em vários equipamentos da secretaria as escolas participaram de ações educacionais realizadas durante todo o ano, com o apoio dos técnicos da secretaria.