Foram os investimentos e as ações de preservação do meio ambiente, dos serviços públicos, de atenção à causa animal, dentre outras que impactam diretamente no dia a dia da população, que garantiram a Guararema manutenção do Selo Verde Azul e o avanço no ranking ambiental em 21 posições.
Neste ano, Guararema alcançou a 16ª posição entre os 69 municípios que foram certificados em todo o Estado. Além da boa colocação, Guararema, por mais um ano, foi o único município integrante da Bacia do Rio Paraíba do Sul a ser certificado.
O resultado desse prêmio pode ser observado na evolução das políticas públicas ambientais de Guararema. Um dos projetos destaques que contribuíram para a certificação foi o Projeto Piloto de Floresta Urbana, com o plantio de mais de 30 mudas nativas em uma das principais vias de acesso do município, o que reflete na nossa qualidade do ar e consequente qualidade de vida.
A ação de castração e microchipagem de cães e gatos que já percorreu seis bairros atingindo a mais de 500 cães e gatos também foi determinante para elevar a pontuação de Guararema, assim como o projeto piloto de Coleta Seletiva implantado no fim do ano passado atendendo a mais de mil famílias, e que neste ano passou a atender aos bairros gradativamente.
"Essa certificação não é somente um prêmio para ficar na estante. Pelo contrário, é a indicação de boas práticas e eficiência nas políticas públicas que fazem realmente a diferença na vida de toda a população do nosso município. O que temos que valorizar é o que está por trás do prêmio, é o incentivo ao uso de bicicleta e como isso contribui para a qualidade do ar; é o trabalho de Educação Ambiental nas escolas e como estas novas gerações serão agentes da transformação. São pequenos hábitos que estão sendo inseridos na rotina da população que fortalecem e qualificam Guararema como uma cidade que investe e gera resultados na política ambiental", disse o prefeito Adriano Leite.
O Município Verde Azul é um programa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental avaliando uma série de quesitos que incluem tratamento de esgoto, arborização, qualidade do ar, dentre outros essenciais para a preservação ambiental.