A pista de skate inaugurada há uma semana, no Parque Max Feffer, em Suzano, com 2,6 mil metros quadrados de área construída foi bem avaliada pelos usuários. O traçado tem mais de 20 obstáculos verticais e horizontais uma área conhecida como "bowl", já na fase final, e tratamento com resina e concreto para maior durabilidade. Para os skatistas, a nova pista trará mais visibilidade ao esporte no Alto Tietê.
O eletricista Bruno Barbosa da Costa, de 31 anos, praticante do esporte há 17, contou que a pista está além das expectativas. "Ver o pessoal que anda de skate no exterior aqui na pista de Suzano é bem legal. A gente que é de um nível menor já se realiza com o espaço e ver o pessoal que está em um nível maior também se realizando. É bem satisfatório", comentou. O skatista amador contou que também frequenta outras pistas tanto em Suzano como em São Paulo, onde mora.
Já para o atleta Gabriel Fortunato, 20, skatista há sete anos na categoria amador, há alguns apontamentos sobre a fazer. "A pista está legal, mas não saiu 100%. Os 10% que faltam são de algumas estruturas que não deram muito certo como, por exemplo, fazer uma manobra e ter um obstáculo na sua frente, isso tem bem pouco", analisou. O skatista também comentou sobre o hidrante que está muito grande e ninguém está realizando manobras, e sobre um palco do outro lado da pista que está com pouca função, mas não deixa de ser um obstáculo para utilizar.
A auxiliar de compras Tatielle Cavalcante de Almeida, 28, que também é atleta amadora, pratica o esporte há cerca de um ano. Ela comentou que, diferente da pista antiga, esta tem uma quantidade maior de obstáculos mais baixos, que são ideais para iniciantes. "Para quem está começando a andar de skate pode vir nesta pista que dá para treinar bastante. Para a região é muito bom ter uma pista assim para usar, porque é lazer e também é um incentivo para a molecada que está começando agora", sugeriu.
Campeonato
O skatista Fortunato revelou ainda que em março a Associação de Skatista de Suzano (ASS) irá realizar um campeonato só para meninas. Tatielle contou que ainda não está preparada para participar, mas opinou sobre a importância. "Os campeonatos serão bons porque vai dar mais visibilidade para a cidade", disse.
*Texto supervisionado pelo editor.