Na véspera de completar dois anos, o Parque da Cidade tem bom índice de aprovação dos moradores e frequentadores de Mogi das Cruzes. Fundado em 30 de dezembro de 2016, o espaço agrada os usuários, porém, alguns visitantes ouvidos pela reportagem apontaram a necessidade de melhorias em espaços do parque. Durante a semana, o local recebe uma média de 2 mil visitantes e, aos sábados e domingos, a frequência aumenta, chegando a receber 8 mil pessoas.
O empresário José Carlos Ribeiro, 54 anos, disse que o lugar tem potencial e é uma ótima opção de lazer da cidade. Ainda assim, há pontos a serem aprimorados. "A manutenção, para que não haja deterioração, por exemplo. E a implantação de mais opções de cursos e esportes. É excelente, mas pode ser melhor", contou.
Edison Dalaruvera, 40, é professor de beach tennis e conta que os espaços utilizados para a prática da modalidade precisam de mais atenção. "De forma geral, é muito bom, uma ótima escolha para quem vem em família. Mas as quadras daqui precisam de uma melhoria na questão do volume de areia. Nas reuniões da secretaria do parque é algo que eu sempre falo", revelou.
Os pets também podem aproveitar os espaços. A professora Safira Alcântara, 27, frequenta o parque desde a inauguração e costuma levar seus cães para passear. "Eu tenho três cachorros e minha casa é pequena, então é muito bom ter o parque aqui perto, eu acho ótimo. Fiquei ansiosa quando soube que seria aberto", relembrou.
O auxiliar administrativo Laercio Linobu, 28, contou que leva a filha frequentemente para brincar. "Somos de Braz Cubas e gostamos bastante daqui, ela vem geralmente depois da aula", contou.
Em resposta às observações dos visitantes, a prefeitura informou que os playgrounds recebem manutenção periodicamente e que as quadras de areia não oferecem riscos aos atletas, mas que a necessidade da reposição do material foi identificada e ocorrerá durante o primeiro trimestre de 2019. Ainda, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) orienta aos frequentadores que informem à administração do parque qualquer problema encontrado na estrutura para que sejam tomadas as devidas providências e à Guarda Municipal, que possui uma base no local, sobre atos de vandalismo ou utilização inadequada.
Localizado no Parque Santana, o espaço oferece aulas gratuitas em 24 modalidades, totalizando 1.229 alunos inscritos e com uma programação que atende todas as faixas etárias, desde crianças até idosos.
* Texto supervisionado pelo editor.