Em menos de um ano à frente da Secretaria de Transportes, José Luiz Freire de Almeida garante que a pasta obteve avanços significativos neste ano. Durante coletiva, Almeida destacou as ações e conquistas. “Esse ano que vai se iniciar teremos o Maio Amarelo, a Semana Nacional de Trânsito, que foram programas que trabalhamos muito este ano, com conscientização e fiscalização. Queremos continuar implantando essa política de divulgação”, contou.
O trânsito caótico em algumas áreas da cidade, principalmente nos horários de pico é algo que está sendo estudado pelo secretário com a equipe da pasta desde o início da gestão. No entanto, Almeida ressaltou que pensar no pedestre também é importante. “Implantamos lombofaixas na cidade e antes disso não existia nenhuma. É algo muito bom para o pedestre, cadeirante e idoso. Futuramente vamos contratar uma empresa para novas implantações de lombofaixas, embora já verificamos que os motoristas estão criando mais respeito com os pedestres”.
Dentre os projetos realizados este ano, o Projeto Escola, em Braz Cubas é um dos destaques do secretário. De acordo com ele, no ano que vem outra área da cidade irá receber o programa. “Esse projeto foi feito com várias escolas no entorno de Braz Cubas, revitalizamos a sinalização junto com os agentes e as crianças, que têm potencial de levar conhecimento para casa”, contou.
Um convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) possibilitou que a prefeitura realizasse melhorias na mobilidade urbana. Esse convênio, que está dentro do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, tinha como objetivo a implantação de 12 lombofaixas, oito semáforos, 40 rampas de acessibilidade, 15 pontos de iluminação para pedestres, além de sinalização em mais de 33 quilômetros de vias. “Fizemos andar o problema do Pátio de Veículos e agora teremos uma nova concessão e também no Terminal Rodoviário Geraldo Scavone. Além disso, os terminais Estudantes e Central estão recebendo melhorias nos sanitários”, contou Almeida.