Durante o mês de dezembro, o Museu da Energia de Salesópolis oferecerá, a partir das 10 horas, trilhas na Mata Atlântica. A atividade aberta para o público em geral tem como objetivo promover uma sensibilização ambiental, estimulando a preservação das áreas verdes e observação das aves da região. Os interessados em participar dessa imersão ecológica devem ficar atentos nas datas que a ação educativa ocorrerá: hoje, 12 e 19 (às quartas-feiras) ou 7, 14 e 21/15 (às sextas). É necessário O agendamento por meio dos contatos 4696 1332 / 99115 0020 ou [email protected].
O roteiro compõem as trilhas da Fenda e do Zidedê e as caminhadas são acompanhadas pelos monitores do Museu. A Trilha da Fenda envolve o reservatório de água da Usina de Salesópolis, e que tem como ponto alto a chegada à base da Cachoeira dos Freires - maior queda d'água do Tietê -, passando por uma fenda natural entre rochas.
Já a Trilha do Zidedê propõe uma caminhada por onde serão observadas espécies da ave Zidedê, endêmica da Mata Atlântica. Durante o percurso, que também circunda o reservatório de água da centenária Usina de Salesópolis, os participantes irão trilhar 800 metros. "O visitante vai atravessar tanto trechos de mata nativa como de mata exótica, podendo observar a fauna local, contemplar a natureza e refletir sobre a importância da água nas nossas vidas", explicou Fernando Maia, educador e biólogo do museu.
O Museu da Energia encontra-se instalado na área da centenária Pequena Central Hidrelétrica de Salesópolis, em um parque de 156 hectares com remanescentes de Mata Atlântica. O espaço abriga a Cachoeira dos Freires, maior queda d'água do Tietê, de 75 metros de altura. As trilhas são de nível médio, com aproximadamente uma hora de percurso.