O Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) divulgou este mês, em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção, o resultado da Escala Brasil Transparente (EBT). A avaliação, diferentemente das três últimas edições, trouxe uma inovação na sua metodologia.
A cidade de Ferraz de Vasconcelos ficou em primeiro lugar entre os municípios que compõem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e na lista do Ministério da Transparência em 97º lugar; seguido de Poá, em 99º; Santa Izabel, em 138º; Guarulhos, em 200º; Mogi das Cruzes, em 262º; Arujá, em 302º; Itaquaquecetuba, em 393º; e Suzano, em 580º.
A principal diferença no estudo é que além da transparência passiva, também foi avaliada a transparência ativa. Ou seja, além da regulamentação da Lei de Acesso a Informação (LAI), a Controladoria Geral da União mapeou com governos estaduais e municipais todas as publicações na Internet, os dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, listas de servidores, dentre outros.
A avaliação ocorreu nacionalmente e contemplou tanto a transparência ativa como a passiva estabelecida pela Lei Federal 12.527/2011 e tão somente cidades com mais de 50 mil habitantes.
De acordo com os índices, a cidade de Ferraz de Vasconcelos passa a ser pioneira em dar transparência aos atos praticados na administração, e mostrar resultados positivos ao lançar no portal da transparência em tempo real seus gastos e receitas.
Para o prefeito José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, essa avaliação serve para demonstrar a seriedade do governo nos gastos do dinheiro dos impostos da população. "Fico extremamente feliz em saber que nossa cidade está em primeiro lugar no ranking da região em dar transparência aos gastos da prefeitura, isso mostra que nossa equipe e os demais funcionários da prefeitura estão trabalhando com seriedade," afirmou o prefeito.