O número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito em novembro deste ano, na cidade de Mogi das Cruzes, caiu 60% em comparação com o mesmo mês de 2017. O levantamento, realizado mensalmente pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga), foi divulgado ontem e revelou que, em novembro deste ano, houve quatro mortes no trânsito na cidade, número menor que os dez registrados no mesmo mês do ano passado. Na somatória dos casos ocorridos em Mogi, Suzano e Itaquaquecetuba, foram registrados 17 mortes no trânsito, número 41,% menor em comparação com os dez acidentes fatais ocorridos em outubro de 2017.
Nos três municípios da região, o relatório apontou 117 óbitos no acumulado do ano (entre janeiro e fevereiro), registrando uma diferença de três casos em relação ao mesmo período do ano passado. Em Itaquá, no mês de novembro, houve uma morte no trânsito a menos que no mesmo mês de 2017, caindo de três para duas mortes. Já em Suzano, o número se manteve igual, com quatro casos registrados ao longo do mês.
Em todo o Estado de São Paulo, o estudo apontou que foram 408 mortes em novembro, número maior do que o mesmo período de 2017, quando houve o registro de 402 casos.
Os homens são os que mais se envolvem em acidentes de trânsito com morte. A cada dez ocorrências em novembro deste ano nas cidades pesquisadas, oito foram com o público masculino e dois com as mulheres.
Ainda de acordo com o Infosiga, em novembro de 2018, as mortes aconteceram com mais frequência na quinta-feira, no sábado e no domingo. Em cada um destes dias da semana, houve dois registros de óbito no trânsito, no restante dos dias, apenas uma morte.
*Texto supervisionado pelo editor.