Transformar os jovens em multiplicadores de informações é um dos objetivos do secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, para o próximo ano. Ele que está à frente das questões da juventude pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, pretende também inseri-los no Turismo. 
No início de dezembro foi realizado o Festival da Juventude, aberto com o Encontro de Grêmios Estudantis, que reuniu representantes de 60 grêmios da cidade. "Vamos definir nos grêmios dois jovens como multiplicadores. Eles formarão um grupo de comunicação para disseminar informações, como editais, no território onde estão inseridos", explica Sartori. Outra proposta é capacitar os jovens para que sejam monitores em equipamentos da cidade que recebem turistas.
O grêmios também serão incluídos no Plano Municipal de Cultura, por meio de uma pesquisa para identificar os hábitos culturais dos mogianos de forma descentralizada. O resultado do levantamento, segundo Sartori, vai permitir traçar um panorama para a criação de um plano que consiga atender a demanda apurada pelos alunos.
Um dos pontos do levantamento será como a possível falta de hábitos culturais dos profissionais da escola pode influenciar os alunos. "O grêmio vai entrevistar dez estudantes, dez profissionais da escola (não apenas professores) e dez moradores do entorno da escola sobre os hábitos de cultura, o que a pessoa gosta de fazer e o que o impede de fazer", detalha o secretário.
O programa Prefeito Jovem também vai ser relançado no próximo ano, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino. Quando as aulas voltarem será iniciado um diálogo para a eleição do prefeito jovem com os grêmios estudantis. A votação deve ocorrer em abril.
A novidade é que, além da eleição de um representante de todos os grêmios, também serão três secretários de áreas distintas. "Ainda está em estudo mas devemos ter um secretário de Cultura, Esporte e Cidadania, por exemplo. Esta administração vai desenhar políticas públicas que atendam a juventude", salienta o Sartori.