O distrito de Jundiapeba comemorou ontem 80 anos. Com população que equivale a 13% do total dos moradores de Mogi das Cruzes, o populoso distrito aguarda por obras importantes, como a construção de uma unidade do restaurante popular Bom Prato; uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas; duas novas creches; a terceira unidade do Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre); reforma do posto de saúde, que vai se transformar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS); pavimentação de vias, continuidade das obras de saneamento básico, o Polo de Segurança e ampliação da iluminação pública. Os investimentos previstos para Jundiapeba custarão cerca de R$ 30 milhões.
O aniversário foi comemorado ontem no Cempre "Oswaldo Regino Ornellas", com diversos serviços e atrações para a população. Entre eles, brinquedos infláveis, mini pista para educação no trânsito, entrega de currículo, por meio do programa Emprega Mogi, explicação sobre o Mogi Línguas, que oferece curso de idiomas de forma gratuita e on-line, exposição de artesanatos e todos os demais serviços oferecidos pelo programa da prefeitura Bairro Feliz.
Nesses últimos oito anos, o distrito ganhou 6.721 moradores. Com isso, o serviço de atendimentos básicos nas áreas de Saúde, Educação e Segurança aumentaram. O prefeito Marcus Melo (PSDB) anunciou, há um mês, que a região receberá uma UPA 24 horas, prevista para ser entregue entre o final de 2019 e início de 2020. Segundo a prefeitura, o atual posto de saúde do distrito receberá reforma, que será feita apenas após a entrega da UPA, pois a população não pode ter o atendimento interrompido. O posto de saúde se tornará uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Outra demanda necessária para os moradores de Jundiapeba é na questão da segurança. A gestão do Executivo informou que será construída, na antiga sede da Polícia Rodoviária, uma base operacional da Guarda Municipal Civil, que será chamada de Polo de Segurança. Esta base contará com ambulâncias do SAMU e Defesa Civil para apoiar o distrito. O projeto foi pensado, de acordo com a prefeitura, para diminuir o tempo do atendimento das ocorrências no distrito. Com a base de segurança instalada no distrito, a viatura levará cerca de cinco minutos para chegar até o local solicitado.
As duas creches, também anunciadas entre as obras para o ano que vem, atenderão cerca de 400 crianças. Em setembro, Melo assinou a ordem de serviço para o início das obras, que serão entregues no ano que vem. Além dos projetos já citados, o distrito também será beneficiado pelo programa Ilumina Mogi. Toda a iluminação da avenida Lourenço de Souza Franco até o viaduto Braz Cubas serão substituídas por lâmpadas LED, até o final deste mês.
A prefeitura informou que, com a substituição, vai economizar na conta de luz, pois, a lâmpada LED é mais barata e ilumina mais que a amarela. Isso também acaba sendo um investimento de segurança, pois proporcionará mais iluminação para a via.
*Texto supervisionado pelo editor.