O grupo União Família Azul (UFA), de Suzano, é um projeto que tem a iniciativa de reunir e passar experiência para os pais de crianças autistas . O projeto, que teve início em março, tem como ideia ajudar as pessoas com autismo a melhorar o convívio social e amparar as famílias para com suporte para essas crianças.
Uma das fundadoras da UFA é a gerente comercial Ana Paula Pereira, que contou como se sentiu ao saber que o filho era portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA). "Quando recebi o diagnóstico do meu filho me senti sozinha. Na verdade achava que em Suzano não havia autistas,  até que comecei a frequentar um grupo de mães de várias cidades me senti acolhida. Foi então que, junto do meu marido, Leandro José dos Santos, surgiu a ideia de montar um grupo com mães da cidade", revelou Ana Paula, mãe de Leonardo de 5 anos. Ainda segundo ela, o foco da UFA é, por meio de eventos, "tirar dúvidas e medos dos pais, pois, só assim, eles se sentem mais acolhidos e não se sozinhos nesta dura missão", revelou.
A pedido da União Família Azul, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), concedeu 80 vagas de natação terapêutica para as crianças autistas, além de liberar o Complexo Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão, para o grupo levar as crianças autistas para uma "brincoterapia"(.F.A.)
Texto supervisionado pelo editor.