A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes recebeu na manhã de ontem oito motocicletas para atuar no efetivo. A entrega foi realizada na sede da prefeitura, que contou com a presença dos futuros 40 guardas, ou seja, aqueles que ainda estão em treinamento para integrar a corporação. Durante o evento, a Defesa Civil também foi contemplada com uma pick-up de cabine dupla. Ao todo, o investimento nos veículos foi de R$ 228 mil.
Com a integração dos oito veículos, a GCM passará a atuar com 15 motocicletas, já que anteriormente à entrega, trabalhava com sete motos. "Elas vêm para somar e aumentar ainda mais a capacitação de deslocamento na cidade, que é uma área bastante complexa para viaturas de quatro rodas, então, a ideia é agilizar e dinamizar a capacitação para atendimento mais rápido", destacou o secretário de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, o coronel Sales.
A condução de uma motocicleta requer que o guarda passe por um treinamento específico, já que é diferente do que trafegar com um veículo de quatro rodas. Para isso, os guardas passaram por uma capacitação no Batalhão de Choque, em São Paulo, e receberam instruções da Ronda Ostensiva Com o Apoio de Motocicletas (Rocam) da Polícia Militar. "Para o policiamento de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), temos os guardas já formados. Não vamos empregar as motos para os novatos por enquanto", contou Sales.
A entrega dos veículos integra os objetivos do prefeito Marcus Melo (PSDB), que é ampliar a segurança e o trabalho da Defesa Civil na cidade. Para ele, Mogi é uma cidade segura, mas ainda com muitos desafios. "Nosso objetivo principal é melhorar a sensação de segurança e, para isso, estamos ampliando o efetivo e temos 40 alunos que estão recebendo a formação para atuar no primeiro semestre do ano que vem como guardas", disse. Outro aspecto é a questão da segurança no trabalho da GCM. "A guarda tem que atuar bem preparada, precisam de equipamentos adequados. Entregamos os veículos mais potentes, e com isso, eles têm a oportunidade de agir com mais segurança", finalizou Melo.
Balanço
Para Sales, a GCM de Mogi é uma realidade. Dentre os destaques da segurança na cidade, o secretário destaca, além da entrega das motocicletas e a formação de 40 novos guardas, a implementação da Operação Papai Noel, iniciada em novembro, e a ação de presença da guarda fardada em pontos estratégicos. "Essa foi a gestão que mais investiu em segurança. Mogi sempre foi feliz na escolha dos administradores, na capacitação e aquisição de bem", ressaltou.
Armamento
O processo de armamento da GCM de Mogi está quase finalizado. De acordo com o secretário de Segurança, todos os trâmites burocráticos foram concluídos, mas atualmente é aguardada uma autorização do Exército de Brasília. A assinatura é já é esperada desde junho deste ano.