A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu na noite de quinta-feira a 1ª Mostra Cultural da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade. O evento ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Inês Batista Camilo Gurgel, no Núcleo Itaim, e contou com a presença de mais de cem pessoas.
Na oportunidade, os alunos das Emefs Prefeito Helmuth Hermamm Hans Louis Baxmann, Halim Abissamra e da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Ruy Coelho, locais que oferecem a modalidade, puderam apresentar e expor os principais trabalhos escolares desenvolvidos durante este ano. Além das apresentações, a ocasião contou com depoimentos de estudantes e professores sobre a importância do EJA estar disponível no município.
O objetivo da ação, segundo a supervisora de ensino da pasta, Valdirene Nair Baptista Vidal, foi valorizar a Educação de Jovens e Adultos em Ferraz. "Graças a um árduo e contínuo trabalho, temos hoje na cidade um EJA de qualidade, e temos que dar valor a isto, mostrando que está disponível para todos e divulgando este serviço, principalmente por conta dos nossos índices de analfabetismo", afirmou Valdirene.
A secretária municipal de Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, encorajou os alunos a continuarem na caminhada dos estudos. "Eu sei que é difícil. A maioria de vocês tem uma jornada de trabalho durante o dia e sei que é complicado estudar das 19 às 23 horas. Mas é desta forma que vocês podem ser inseridos no mercado de trabalho com mais facilidade. Estudar é abrir as portas do mundo do conhecimento, e para isto, é necessário apenas dedicação e boa vontade", disse Valéria.