Nos próximos dias, cinco estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) receberão a Campanha de Vacinação contra a febre amarela. Hoje a ação acontece em Piqueri e Pirituba, na Linha 7-Rubi; e volta às estações da Linha 11-Coral no dia 19. Na Estação Comendador Ermelino, da Linha 12-Safira, a campanha começou ontem e vai até 31 de janeiro de 2019. Os usuários poderão ser vacinados das 9 às 20 horas.
Durante esses dias, diversos voluntários participarão da ação. Para o atendimento, os usuários devem levar um documento de identificação e, se houver, a caderneta de vacinação atualizada.
A febre amarela é uma doença infecciosa, transmitida através da picada de mosquitos contaminados com o vírus. Em áreas urbanas, a disseminação é intensificada pelo mosquito Aedes aegypti. Dentre os principais sintomas estão: febre, calafrios, dores musculares e de cabeça, fadiga, náuseas e vômitos. A vacina é o principal meio de prevenção.
A campanha é uma ação da Prefeitura de São Paulo e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) regionais em parceria com a CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários.