A primeira turma de alfabetização para idosos do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCI) se formou no sábado, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Arujá. Trinta e cinco idosos receberam o certificado de conclusão do curso.
A entrega do diploma de honra ao mérito e a apresentação do Coral CCI, acompanhado pela Banda do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA), sob a regência do professor Aerlisson, emocionaram a todos os presentes.
O prefeito José Luiz Monteiro (MDB), que acompanhou o evento, parabenizou os alunos e as pessoas envolvidas no projeto, frisando sua importância. "Este tipo de ação é muito significativa para os idosos, porque dá liberdade e dignidade, além de manter a vida social e a troca de energia positiva entre eles", afirmou.
Já para a secretária adjunta de Assistência Social, Lúcia Ribeiro, a formatura trouxe sensação de esperança e fé, além de grande satisfação, uma vez que considera o ato de ler e escrever libertador.
"Foi um trabalho muito gratificante para todos que, de alguma forma, nos apoiaram. Agradeço a secretária de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Sales Couto, o apoio da Secretaria de Educação, as professoras voluntárias Claudinete Teixeira e Jéssica Renata, a educadora responsável da oficina, Elisabeth Gomes, e os alunos que com garra e força chegaram até aqui", concluiu.
Alfabetização
A iniciativa trata-se de uma parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação. As aulas acontecem no próprio CCI e, para o próximo ano, 20 vagas estarão disponíveis. As matrículas estão abertas e o início das aulas será em 5 de fevereiro. Qualquer idoso inscrito no CCI poderá participar. A unidade fica na rua Rio de Janeiro, 245, na Chácara São José. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4655-2597.