A Secretaria Municipal de Saúde realizou 1.906 exames de sangue para detecção precoce do câncer de próstata em homens de 45 a 70 anos durante a Campanha Novembro Azul 2018. O número supera em torno de 6% a quantidade de diagnósticos registrados na campanha do ano passado, quando 1.796 homens realizaram o exame de PSA - Antígeno Prostático Específico.
Do total de exames realizados neste ano, 278 apresentaram alterações nos resultados e já estão sendo encaminhados para consultas com médicos urologistas. A Campanha Novembro Azul é realizada desde 2013 em Mogi das Cruzes para divulgar, conscientizar e combater o câncer de próstata. Neste ano, vários eventos movimentaram a cidade.
Durante o mês de novembro, os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) foram decorados de azul para promover rodas de conversa em salas de espera e esclarecer o público masculino sobre câncer de próstata e outras doenças que mais acometem os homens, como diabetes, hipertensão e ansiedade.
Algumas unidades levaram a conscientização para a comunidade, como a equipe do Posto de Saúde do Botujuru, que promoveu uma palestra em empresa do bairro. Também foi realizada palestra no Batalhão da Polícia Militar, pelo médico urologista Carlos Eduardo Marins, e na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, focando sempre a conscientização entre os homens.
O primeiro exame ofertado durante a campanha é o PSA - Antígeno Prostático Específico, que verifica uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.
Os pacientes que tiverem resultados alterados serão encaminhados para consultas com o médico urologista, que avalia a necessidade de exame clínico e outros meios diagnósticos.