As denúncias de evolução patrimonial da prefeita de Santa Isabel, Fábia da Silva Porto (PRB), serão apuradas por uma Comissão Processante, instaurada na sessão ordinária de anteontem da câmara. Os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento apresentado pelo vereador Luiz Carlos Alves Dias (PR), o Luizão Arquiteto. A comissão foi formada por meio de sorteio e está composta pelos vereadores Neurisvan Lúcio de Azevedo (MDB), conhecido como Van do Negavan; Márcio Pinho (PSC) e Edson Roberto Almeida Fontes (PHS), o Edson Oh Glória.
A suspeita de enriquecimento repentino, que teria ocorrido entre a eleição e a posse da prefeita assim como o desaparecimento do referido patrimônio da declaração de bens feita em fevereiro de 2018 já foram investigados por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O relatório foi lido no Legislativo no dia 21 de novembro e apontava indícios de falsidade ideológica, crime de responsabilidade fiscal e de lavagem de dinheiro e improbidade administrativa.
A prefeita chegou a ser afastada do cargo no dia 27. O pedido do MP, acatado pela 2ª Vara Cível de Santa Isabel, se baseou na investigação de repasses que teriam sido feitos por uma empresa de transporte que atuava na cidade para o pagamento de parcelas de uma casa. Na manhã do dia seguinte ao afastamento, o vice-prefeito, Carlos Chinchilla (PTB), chegou a assinar o termo de posse na câmara. Fábia, porém, conseguiu reverter a decisão no mesmo dia por meio de uma liminar.
Mesa Diretora
Na sessão de anteontem, os vereadores também elegeram o primeiro secretário da Mesa Diretora para o próximo ano. O cargo ficou em aberto devido ao afastamento do vereador Mauricio Platz (PHS) em setembro após a condenação por improbidade administrativa, sob acusação de compra de votos para a eleição da Mesa em 2000. Na ocasião também foi afastado o então presidente do Legislativo, José Alencar Galbiatti (PSD), envolvido no caso.
Edson Oh Glória foi escolhido por unanimidade como primeiro secretário para 2019. A presidência será de Luizão Arquiteto, o primeiro vice-presidente, Van Negavan, o segundo vice-presidente, Ademar Ramos Barbosa (PDT); segundo vice-secretário, Márcio Pinho; terceiro vice-presidente, Benedito Gabriel da Silva (PRB), o Gabriel da Água, e o terceiro vice-secretário, Paulo Sérgio Berto (PSDB), o Paulinho Investigador.