A Secretaria de Esportes e Lazer de Suzano, em parceria com a Organização Não-Governamental União Família Azul (UFA), está oferecendo atividades lúdicas e esportivas para mais de 80 crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Trata-se do projeto "Brincoterapia", realizado semanalmente, nas noites de sextas-feiras, no Complexo Poliesportivo Paulo Portela.
A iniciativa, que entrou em seu terceiro mês de atividades, tem como objetivo promover maior liberdade e interação sadia das crianças de 2 a 14 anos, com a atuação de monitores e voluntários que realizam atividades físicas, brincadeiras e ações culturais, como artesanato.
De acordo com coordenadora da UFA, a voluntária Ana Paula Pereira Santos, a iluminação e som do espaço são trabalhados para melhor recepcionar as crianças e não causar nenhum tipo de incômodo. "O retorno junto às crianças e pais vem sendo positivo, por oferecer uma alternativa de terapia segura e um ponto de encontro para troca de experiências das famílias. O dia da atividade gera uma expectativa para todos, pois é um momento muito positivo e descontraído", afirmou.