Os moradores de Suzano estão otimistas em relação ao ano que se aproxima. A reportagem do Dat esteve na região central da cidade para conversar com a população e, ao invés de superstições, previsões e expectativa para o ano novo, os suzanenses se mostraram antenados com o cenário da política nacional. Segundo a maioria deles, a expectativa é de que com a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República, a Educação, Saúde e Segurança tenham o devido avanço no país.
Mesmo tendo colecionado desafetos durante a campanha eleitoral, sem contar os anos em que atuou como deputado federal pelo Rio de Janeiro, muitos suzanenses se identificaram com o estilo aparentemente franco de Bolsonaro e estão esperançosos em relação a melhorias na política brasileira. 
A instrumentadora cirúrgica Eridan Silveira, de 45 anos, é uma dessas pessoas. Ela acredita que o novo governo veio para mudar o cenário atual do Brasil. "Eu tenho certeza que pode melhorar. Acredito que o presidente, até mesmo com essa postura que pode parecer um pouco agressivo, terá pulso firme. Ele tem muito a oferecer".
A falta de segurança é um problema recorrente na vida de muitos brasileiros. O vigilante Helvio Cristiano dos Santos, 34, foi assaltado recentemente na frente da filha, e espera que o governo Bolsonaro traga mais segurança para a população. "Vamos esperar que o nosso próximo presidente traga melhorias em relação à segurança. Espero que esse ano seja melhor com essa mudança no governo. Se não mudar, a gente troca de novo".
Para a professora Fernanda Gracini, 21, as pessoas precisam acreditar. "Ficar falando coisas ruins, tentando sabotar o governo eleito, não dá. Eu tenho esperança sim de que as coisas melhorem".
O segurança Marcos Petenlinkar, 58, afirma que muita coisa precisa mudar. "O sonho dos brasileiros é que o novo presidente faça alguma coisa, pois desse jeito que está não dá para continuar. Em relação à saúde, educação, segurança, tudo. Estamos largados às traças, algo precisa ser feito".
Por fim a consultora de negócios, Karina Cícera da Silva, 29, espera que a Economia melhore. "A expectativa é que o novo governo seja muito bom, que haja mudança na Economia mesmo, para que a gente possa estudar mais, planejar coisas novas", contou.
Novo presidente
Jair Bolsonaro subirá a rampa do Palácio do Planalto no dia 1º de janeiro em substituição ao atual chefe de Estado brasileiro, Michel Temer (MDB). Ele foi eleito com quase 58 milhões de votos, vencendo o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) no segundo turno.
*Texto supervisionado pelo editor.