A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes realizará amanhã a votação para escolher o novo presidente da entidade. A eleição será das 9 às 17 horas e é obrigatória para todos os advogados que estiverem em dia com a anuidade junto a OAB. Os candidatos estão divididos em três chapas: 1, encabeçada pelo advogado Dirceu Valle; 2, pelo advogado e contador Sylvio Alckimin; e 3, pelo professor universitário e advogado Carlos Barbará.
O candidato da Chapa 1, Dirceu Valle, possui mais de 20 anos de profissão. Com o apoio do atual presidente da Casa do Advogado, Marcelo Inocêncio, Valle pretende manter em funcionamento os avanços da gestão atual. Entre as propostas do advogado, está a ampliação da sede para que seja possível comportar as atividades da Ordem e para atender o número de profissionais, que hoje é de 2,8 mil, em Mogi.
"Também pretendo amparar o jovem advogado, que acaba de sair da graduação para tentar o mercado. Este momento é o mais difícil por conta do Exame da OAB", expôs. De acordo com relatório da OAB, a média histórica de reprovação no exame é de 80% em todo o país. Formam a chapa do advogado, Milena Secomandi como vice-presidente, Rosana Pierucetti, presidente do Instituto Recomeçar, no cargo de secretária geral; Ana Paula Andrade, como secretária adjunta, e Humberto Rosa, como tesoureiro.
Já Alkimin, candidato da Chapa 2, disse que carrega em suas propostas a renovação da gestão e a antipatia à reeleição. Ele conta, ainda, que a formação da chapa não foi idealizada apenas por ele, mas por diversos colegas com a mesma ideologia. "Todos os outros candidatos já participaram de alguma maneira da diretoria e nós gostaríamos de trazer a renovação para a categoria", argumentou. A chapa conta com o apoio do candidato à presidência estadual, Sergei Cobra. Entre as 12 propostas de Alkimin, estão o restabelecimento da importância social da OAB e a valorização dos profissionais, garantindo suas prerrogativas, ou seja, o asseguramento da defesa de seus clientes. Formam a chapa do advogado, Luiz Fernando Prado de Miranda, como vice-presidente, Erika Uryu, como secretária geral, Juliana de Almeida Bortot, como secretária adjunta, e Lincoln Nakashima, como tesoureiro.
O professor universitário e advogado Carlos Barbará concorre à presidência pela Chapa 3 e tem como proposta a ampliação da Casa do Advogado, em Mogi. Barbará explicou que, além do número de advogados que saltou de 400 para quase 3 mil nas últimas três décadas, quer realizar a ampliação para atender os advogados de toda a região. "Quando um caso acontece em Mogi com um morador de outra cidade, Mogi torna-se o foro competente. Com isso, os advogados de outras cidades atuam aqui e temos que entregar uma recepção para esses profissionais advogarem", apontou. O candidato possui apoio dos advogados Mário Kaufmann e Egberto Malta Moreira.
* Texto supervisionado pelo editor.