Diferente do cenário encontrado nos últimos meses, quem passou pela rodovia Mogi-Dutra (SP-88) ontem pôde acompanhar uma grande movimentação de máquinas e trabalhadores nas obras para a duplicação do trecho entre Mogi das Cruzes e Arujá. De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o cronograma está mantido e os trabalhos devem ser concluídos em janeiro de 2020.
As equipes, segundo nota enviada pelo órgão, "executam a supressão de vegetação no Km 37 onde será implantado o posto de balança fixa, drenagem, escavação e construção de dique (barreira) para bota-fora de solo no Km 38,3, além de construção de viga de concreto para implantação de obra de arte (viaduto e passarela) no Km 38".
O investimento do governo do Estado é de R$ 121,9 milhões. O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve em dezembro do ano passado no local para a assinatura do contrato das obras, que já haviam sido anunciadas três anos antes. Os trabalhos são realizados entre os quilômetros 32 e 39,45, no entroncamento com a rodovia Alberto Hinoto (SP-56), próximo à Presidente Dutra (BR-116).
No mês de agosto, o órgão informou à reportagem do Grupo Mogi News que estavam sendo feitos os levantamentos topográficos, sondagem profunda de solo e elaboração de projetos para a implantação de viadutos e passarelas. Com a aprovação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), já haviam sido iniciados os trabalhos de supressão da vegetação nas áreas destinadas ao "bota-fora" e drenagem do local.