A Secretaria de Saúde realizou o Dia D de combate ao diabetes na escola estadual Camilo Faustino de Melo, na Vila Oliveira. A ação contou com parceria da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Durante todo o dia, as pessoas puderam fazer testes de glicemia e aferir a pressão. Os casos que apresentaram exames alterados foram encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A coordenadora do Programa Hiperdia da Secretaria de Saúde, Cice Strelec, ressaltou a importância de conscientizar a população sobre os cuidados preventivos contra o diabetes e a hipertensão. "O apoio da família junto ao paciente diabético é muito importante. Durante o dia estamos verificando a pressão arterial, fazendo o índice de massa corpórea, demonstrações de primeiros socorros e orientações em relação a hipertensão arterial e diabetes", detalhou.
Para a coordenadora, a atividade física é uma importante aliada no combate e controle do diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas. Para incentivar a prática, estudantes e professores da escola participaram de uma série de atividades. "Durante a manhã tivemos um movimento grande de pessoas. Detectamos alguns casos de pessoas que estão com a glicemia alterada, fora dos padrões e não sabem se são diabéticas e nem fazem tratamento. Tivemos pessoas hipertensas, que não estão com a pressão controlada. Esse tipo de ação de orientação estimula a prevenção", destacou.
Segundo Cice, todas as pessoas que apresentaram resultados alterados foram encaminhadas para tratamento nas UBSs. "A Secretaria de Saúde oferece todo tratamento", acrescentou.
O deputado estadual e médico Luiz Carlos Gondim (PTB) aproveitou e realizou os testes na escola. "Temos o Dia Internacional de Combate ao Diabetes. É muito importante os alunos estarem se envolvendo na campanha, principalmente, pois muitos têm pais diabéticos e familiares, mas não sabem fazer a prevenção", analisou o parlamentar.
O autônomo João Lemes da Silva, de 57 anos, foi uma das pessoas que participou das ações na escola e ficou satisfeito com a atividade. "Achei muito importante essa iniciativa. Deviam fazer mais, pois com o trabalho é difícil encontrar um tempo para fazer os exames", disse.
A diarista Elaine Martins Rosa, 35, informou que faz os cuidados preventivos, mas confessou que precisa realizar mais exercícios físicos. "Preciso encontrar um tempo. Acho essa iniciativa muito boa", contou. (L.N.)