A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante todo o ano um trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika, e chikungunya) que incluem além de ações como visitas em residências, estabelecimentos e locais públicos do município em busca de possíveis focos do mosquito, atividades de orientação, como a que foi desenvolvida ontem, em frente ao Centro de Saúde 24 horas, na região central.
Entre o período da manhã e início da tarde, as orientações foram dadas à população por dois agentes de controle de zoonoses em uma tenda, que explicaram a importância em tomar atitudes simples que evitam ambientes propícios para a proliferação do Aedes, ou seja, que não acumulem água.
Quem passou pela tenda, pôde ver também as fases de desenvolvimento do mosquito, que são quatro - ovo, larva, pupa e mosquito adulto, e ainda uma maquete de duas casas, mostrando assim dois ambientes, um com situações como objetos deixados no quintal que favorecem o acúmulo de água e, consequentemente, a proliferação do Aedes e um outro ambiente correto, como a caixa d'água tampada e com tela, lixeira furada para não acumular água, entre outros cuidados.
A Secretaria de Saúde informou também que agentes comunitários de saúde realizaram ontem palestras em unidades de saúde nas salas de espera. O Ministério da Saúde instituiu a Semana Nacional de Combate ao Aedes nos Estados e municípios - de 25 a 30 de novembro.
O trabalho de combate ao mosquito é amplo no município e, neste ano, mais de 10 mil residências foram visitadas, porém 9.159 casas foram trabalhadas, uma vez que algumas estavam fechadas. Também é feito um controle dos chamados pontos estratégicos, que são imóveis que contêm materiais utilizáveis ou não utilizáveis que ficam expostos à chuva.