Depois de um ano de projeto-piloto atendendo aos prédios públicos municipais e 25 condomínios públicos e particulares, resultando em mais de 300 toneladas de resíduos sólidos coletados e encaminhados para a reciclagem, a Prefeitura de Guararema renovou o contrato com a cooperativa Guararecicla para a ampliação da coleta seletiva para os
bairros. O contrato foi assinado pelo prefeito Adriano Leite (PR), pelo presidente da Guararecicla, Edson Bombacini, e demais cooperados.
Com a renovação, a partir de dezembro, seis bairros serão integrados gradativamente aos serviços de coleta seletiva: centro, D'Ajuda, Ipiranga, Nogueira, Itaoca e Itapema. A ampliação para os demais bairros será realizada por etapas. Acompanhando o trabalho gradativo de ampliação dos locais de atendimento da coleta seletiva durante o ano de projeto-piloto, o número de cooperados passou de oito para 14, gerando emprego e renda para mais famílias.
"Neste primeiro ano tivemos resultados satisfatórios com o alcance a todos os prédios públicos e 25 condomínios, somando mais de mil famílias atendidas, além da
geração de emprego e renda. Agora este número será ampliado gradativamente com o início do atendimento aos bairros, a começar pela região central. Coleta seletiva é sinônimo de saúde pública, respeito ao meio ambiente, geração de emprego, fonte de renda e sustentabilidade", disse o prefeito.
O presidente da cooperativa, Edson Bombacini, pediu o apoio da população na separação do lixo reciclável do lixo úmido. "A população faz parte deste processo e contamos com o apoio de todos por uma cidade cada vez mais limpa e sustentável", disse. O início dos trabalhos na região central a partir de dezembro possibilitará um número elevado de resíduos coletados em função do Guararema Cidade Natal, quando a cidade deve receber mais de 500 mil visitantes no período.