Mogi das Cruzes recebeu ontem a visita de representantes de dez países europeus considerados potencias mundiais. O objetivo da visita foi apresentar a cidade aos possíveis investidores, estreitar os laços e tentar criar um acordo de irmandade, como Mogi já tem com duas cidades do Japão, uma da China e outra da Bélgica.
O prefeito Marcus Melo (PSDB) apresentou todos os aspectos de Mogi aos cônsules da Alemanha, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, França, Hungria, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Suécia. Durante o dia, eles conheceram a Escola de Governo e Gestão, propriedades rurais, o Polo Digital e a Feira Noturna.
Em uma apresentação, Melo ressaltou o potencial da cidade, principalmente a questão de empresas instaladas nos polos industriais. Atualmente, há 1.092 indústrias instaladas no município. Visando uma parceira e a busca por novos empreendimentos. "Mogi tem uma característica própria e o relacionamento com outros municípios pode e deve gerar muitos negócios. Essa é uma oportunidade muito boa para falar da cidade, assim, os cônsules poderão falar sobre Mogi com demais autoridades de seus países. Nosso objetivo, em médio prazo, é trazer novas empresas para Mogi", disse o prefeito.
Dentre os representantes dos 12 países, estava o cônsul geral da Bélgica, Charles Delogne. Para ele, é muito importante visitar a cidade e trocar experiências, principalmente um local como Mogi, com características diferentes de uma capital. "Mogi é uma cidade que tem muito a oferecer aos investidores e uma visita como hoje é a oportunidade para troca de experiência. Todos nós, diplomatas europeus, podemos aprender muito com a cidade", ressaltou. Em relação a crise financeira, Delogne apontou que Mogi conseguiu superar os obstáculos. "Sempre digo que, em uma crise econômica, é preciso encontrar novas soluções. Mogi conseguiu superar a crise, apoiando os empreendedores, a formação de profissão e investindo em educação", concluiu.