O prefeito Marcus Melo (PSDB) esteve ontem reunido com técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na sede da instituição, no Rio de Janeiro. Ele esteve acompanhado pelo secretário municipal de Gabinete, Marcos Regueiro. Na pauta, a liberação de um financiamento de R$ 68 milhões do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT) para o município investir em ações que melhorem a segurança dos mogianos.
"Os recursos serão utilizados, por exemplo, na implantação da Central de Inteligência de Segurança que iremos construir na avenida Engenheiro Miguel Gemma. Será um amplo espaço estratégico que vai abrigar as novas sedes da Guarda Municipal, da Central Integrada de Emergências Públicas, que é responsável pelo monitoramento das mais de 300 câmeras espalhadas pela cidade, além da nossa Defesa Civil e do Departamento de Fiscalização da prefeitura", explica o prefeito.
Marcus Melo ressalta que a prefeitura iniciou o trabalho para obtenção do financiamento do PMAT em meados do ano passado. "Os técnicos do BNDES já foram a Mogi das Cruzes várias vezes, nos orientando sobre todos os passos necessários para obtenção dos recursos. A Prefeitura de Mogi possui uma saúde financeira muito boa. No ano passado tivemos um momento muito difícil, mas com sacrifício conseguimos superar, manter todos os serviços funcionando e as contas absolutamente em dia, o que nos credencia a buscar esta linha de crédito".
Além da implantação da Central de Inteligência, a prefeitura também utilizará parte dos recursos para expansão do sistema de fibra óptica, fundamental para que a cidade possa expandir o sistema de monitoramento por câmeras e o alcance da Internet para prédios públicos mais distantes do centro. "Apesar de a segurança pública ser uma atribuição do Estado, a prefeitura deve colaborar. Porque o que todos queremos é uma cidade mais segura, com mais qualidade de vida. Não podemos ficar de braços cruzados esperando apenas a ação do Estado".
Melo lembra que o sistema de monitoramento da cidade é composto por mais de 300 câmeras espalhadas em vias e prédios públicos. "Recentemente fizemos uma parceria com Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab) e incorporamos mais dez equipamentos à nossa central, além de um novo equipamento em Sabaúna. Além disso, temos outras 22 que estão em processo de aquisição pela própria prefeitura. Vamos continuar investindo na ampliação do sistema", garante o prefeito.