Juntas, as cidades de Poá e Suzano têm 56 áreas de risco, ou seja, regiões inadequadas para a construção de moradias, já que estão mais propensas a passar por desastres naturais. A informação foi enviada ontem à reportagem. Com a chuva que atingiu o final de semana e a previsão para a continuidade, o monitoramento e fiscalização desses pontos são os principais objetivos da Defesa Civil e equipes especializadas. Só em Poá, são 19 áreas de risco, e dessas, nove são de risco de deslizamento. Já em Suzano, são 37 áreas.
No dia 1º de dezembro, a Operação Verão será iniciada em Poá com o objetivo de preparar a cidade para atender qualquer urgência ou emergência decorrente das chuvas. De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Carlos Setsuo Mutuo, essa operação contará com algumas alterações, pois o Ministério Público (MP) encaminhou técnicos geógrafos e geólogos do Centro de Atividades Educacionais Comunitárias (CAEC) para auxiliar no assunto. "O laudo deles já chegou e está sendo feito um estudo para viabilizar as informações recebidas, assim como as recomendações para termos uma ação com tranquilidade e possamos responder as forças climáticas", apontou.
Apesar da chuva, em Poá não houve nenhum registro de ocorrência envolvendo alguma situação preocupante. A prefeitura informou que, para evitar que haja alguma ocorrência, as Secretarias de Serviços Urbanos e de Segurança Pública realizam um trabalho de limpeza de bueiros de forma permanente, entretanto, com a chegada das chuvas de final de ano, período em que é mais intenso, o trabalho é reforçado. "O entupimento dos bueiros é um dos fatores que pode agravar as inundações no período de chuvas. Por mês, cerca de 65 toneladas de lixo são retiradas dos bueiros e por dia uma média de 300 quilos", explicou a administração. Dos detritos retirados, a maior parte são sacolas plásticas, garrafas pet, madeira, materiais de propaganda e terra, como afirmou o secretário de Serviços Urbanos, Alexandre Rossi de Pinho, o Leta. "Por isso, é muito importante a população não fazer o descarte de maneira irregular", disse.
De domingo até ontem, choveu 25 milímetros em Suzano. O registro é considerado dentro da normalidade, entretanto, levanta o estado de observação, principalmente nas áreas de risco. A cidade também não registrou nenhuma ocorrência, mas o trabalho de prevenção e vistoria de equipes especializadas está sendo realizado. Para os moradores que precisarem do apoio das prefeituras nessas ocasiões, em Suzano, o telefone da Defesa Civil é o 4748-5394. Já em Poá, é pelo telefone das secretarias de Serviços Urbanos e Segurança Urbana: 4636-0134 ou 4634-3847.