As promoções da Black Friday atraíram centenas de pessoas para a região de comércio popular de Mogi das Cruzes. Os mogianos aproveitaram a data para procurar descontos em eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e roupas. Muitos já fizeram as compras de Natal. Com a grande circulação de pessoas, a Polícia Militar e a Guarda Municipal reforçaram o efetivo na região.
A rua Doutor Deodato Wertheimer foi tomada por consumidores com sacolas cheias. Nas portas e vitrines das lojas, anúncios chamavam a atenção e estimulavam os mogianos a gastarem nesta que tem se tornando uma data importante para o comércio.
Conceição Amorim, de 45 anos, gerente de uma loja de eletrodomésticos, informou que, quando a unidade abriu, às 7 horas, já havia uma fila de clientes aguardando. "Este ano o movimento está forte, acima do esperado. Os produtos mais procurados são os celulares e televisores com telas grandes, de até 65 polegadas. Nossa loja está com descontos de até 60%", ressaltou.
Para o gerente de uma loja de calçados, Maurício Rodrigues Zavanela, 37, a Black Friday é importante para movimentar o comércio. "Ele começou agora pela manhã, vamos ver como será o restante do dia. Na Black Friday as pessoas estão em busca de eletrônicos, aproveitamos para fazer nossas promoções também. Tenho produto com desconto de 50%. Os clientes não estão procurando um calçado específico, mas vantagem de preço. Hoje, vendemos botas, por exemplo, e produtos das coleções passadas", acrescentou.
A dona de casa Selma Martins da Silva, 44, aproveitou a data para antecipar a compra dos presentes de Natal da família. "Os descontos não estão muito grandes, calculo que por volta de 15%. Comprei uma fritadeira elétrica, uma escova rotativa para minha filha e um liquidificador. Esse ano as promoções estão melhores do que no ano passado. O próximo passo será visitar as lojas de roupas", disse.
A dona de casa Ana Paula Rodrigues, 33, comprou um celular. "Estava um pouco mais barato. Pretendo comprar só o celular neste ano", afirmou. O aposentado Antonio Ramos da Silva, 74, ficou responsável por cuidar das compras da esposa. "Ela é que faz as compras de casa. Na sacola tem batedeira e ventilador. É um dia em que os lojistas ficam felizes e os clientes também", ressaltou.
Mas nem todos acharam as ofertas da Black Friday atrativas. A agente de organização escolar, Regina Lauretino, 52, disse que o celular que pesquisou nos últimos meses não estava com desconto.