O Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses da Prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu ontem uma importante capacitação para agentes de controle de vetores sobre Doença de Chagas, transmitida pelo barbeiro, e Achatina Fulica, popularmente conhecida como caramujo africano. O encontro foi realizado no auditório da Escola de Governo no período da manhã. À tarde, o grupo recebeu orientações técnicas.
A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, uma espécie de parasita que pode ser encontrado nas fezes de alguns insetos, principalmente o barbeiro. A contaminação acontece a partir da ingestão de alimentos crus e contaminados com fezes do parasita, transfusão de sangue ou transplantes de órgãos contaminados com a doença, além do contato direto com o parasita e com outros animais que estejam infectados.
A capacitação dos agentes, realizada pela veterinária Débora Murakami, orientou os profissionais sobre a identificação da espécie, como proceder caso encontre o inseto, cuidados e controle do mesmo. As mesmas orientações nortearam a aula sobre os caramujos africanos.