Os integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Suzano (Condema) tomaram posse para suas funções na noite de quarta-feira. A cerimônia foi realizada no Centro Unificado de Serviços, (Centrus), localizado na avenida Paulo Portela, 210. O grupo, composto por representantes do poder público e da sociedade civil, tratará de propostas e ações para a preservação dos recursos naturais e da garantia da sustentabilidade.
Durante o encontro foi realizada a entrega dos diplomas aos integrantes titulares e suplentes, que terão mandato de dois anos. Também foi feito o agendamento de encontros para discussões sobre os planos municipais relacionados à destinação de resíduos sólidos residenciais e da construção civil, drenagem e manejo de águas pluviais e preservação da Mata Atlântica.
A posse dos novos membros segue a determinação de um decreto assinado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), que atualiza e apresenta novas atribuições ao conselho, atendendo à legislação vigente, no que se refere a amparo animal e licenciamento ambiental municipalizado. O órgão tem caráter paritário (as decisões das entidades e do Poder Público têm o mesmo peso) e deliberativo, realiza debates e oferece opções e soluções ao Poder Executivo de maneira independente.
De acordo com Solange Wuo, diretora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a próxima reunião está marcada para 8 de novembro, quando serão definidos os detalhes acerca do regimento interno e a escolha dos integrantes para as câmaras técnicas que acompanharão assuntos específicos. "Este é um conselho importante para Suzano porque atuará como parte fundamental na elaboração de diversos planos municipais que influenciam diretamente na captação de recursos públicos para obras de infraestrutura. Além disso, integrará ainda mais a nossa comunidade na luta pela preservação ambiental", explicou.