Neste feriado prolongado da Proclamação da República, o Museu da Energia de Salesópolis oferecerá aos visitantes as atividades Trilha do Zidedê e Trilha da Fenda. O roteiro de cada ação será realizado em dois períodos, pela manhã, às 10 horas, e à tarde, às 14 horas. As caminhadas são acompanhadas pelos monitores do Museu. As trilhas são de nível médio, com aproximadamente uma hora de percurso.
A programação começa hoje, às 14 horas, com a Trilha do Zidedê, que propõe uma caminhada por onde serão observadas espécies da ave Zidedê, endêmica da Mata Atlântica. Durante o percurso, que circunda o reservatório de água da centenária Usina de Salesópolis, os participantes irão trilhar 800 metros. Os educadores do Museu abordarão a diversidade da fauna e flora local e a importância da preservação dos ecossistemas e da água. A Trilha do Zidedê se repetirá no sábado, às 10 horas.
Já amanhã, às 14 horas, e no domingo, às 10 horas, acontece a Trilha da Fenda, caminhada que também envolve o reservatório de água da Usina de Salesópolis, e que tem como ponto alto a chegada à base da Cachoeira dos Freires - maior queda d'água do Tietê, passando por uma fenda natural entre rochas. A atividade visa, além de proporcionar a interação do visitante com a natureza do local, tratar de temas como a preservação do meio ambiente.
O Museu, localizado na Estrada dos Freires, km 6, no bairro Freires, está instalado na área da centenária Pequena Central Hidrelétrica de Salesópolis. O espaço abriga a Cachoeira dos Freires, maior queda d'água do Tietê, de 75 metros de altura. Para participar das atividades é necessário agendamento pelos telefones 4696-1332 ou 99115 0020, ou ainda pelo e-mail
[email protected]. Os ingressos custam R$ 4 R$ 1 (Fumtur), com meia-entrada para crianças de até sete anos e estudantes com carteirinha. Professores, pessoas acima de 60 anos e moradores de Salesópolis (mediante comprovação de residência) não pagam. Há ainda o ingresso família para pais com filhos até sete anos.