A carreta do projeto Museu Catavento: A Ciência Mais Perto de Você, estacionada na Praça da Juventude, no Mirante, em Arujá, recebeu ontem, primeiro dia na cidade, aproximadamente 300 crianças da rede municipal de ensino. Para o público em geral, ainda restam vagas para agendamento para visitação amanhã.
Os alunos das escolas municipais Zilda Arns e Bairro da Penhinha puderam conferir as atrações científicas apresentadas no interior da carreta, além de interagir nos experimentos do projeto, que é uma parceria da Secretaria Estadual da Cultura e do Museu Catavento com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Bancada dos venenosos, com animais que podem ter o veneno utilizado para produção de remédios; pista de embriaguez, que simula o efeito visual causado pelo efeito do álcool; bicicleta geradora, que transforma o movimento dos pedais em energia elétrica; gire como patinadores, equipamento que aumenta ou diminui a velocidade do giro de acordo com a proximidade das pessoas; terrário, com plantas, terra, água e ar; exposição de paisagens cósmicas, que leva o visitante a explorar o universo por meio de imagens em uma viagem da Terra ao Big Bang; água e óleo, que explica o fenômeno por trás das diferenças de polaridade e densidade dos líquidos; e globo do relevo, em que podem ser observados os relevos formados no planeta pelo movimento das placas tectônicas, são as atrações disponíveis na carreta.
"O Museu Catavento aproxima as pessoas da ciência. Certamente, a estadia da carreta no município atrai arujaenses de todas as idades em um momento diferenciado de lazer", afirmou o diretor-geral da prefeitura e responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo, Joncy José da Silva.
Agendamento
A carreta estará em Arujá até amanhã e deverá receber ainda centenas de crianças de escolas e população. O agendamento é feito pelo telefone 4652-1623.
A Praça da Juventude fica na Estrada do Kondo, 57, no Mirante. O local é a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.