Dando o pontapé inicial na programação da Semana da Consciência Negra, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal da Cultura em parceria com o Núcleo de Memória Visual, dará início à exposição "África Aqui".
Para traçar um paradigma das heranças deixadas pelos afrodescendentes em nosso município, a exposição será aberta nesta terça-feira, dia 20, às 18 horas, na Sala Santa Isabel, exatamente na data em que é comemorado o Dia de Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra, segundo decreto da Lei Federal 12.519, de 2013. O espaço cultural fica localizado na antiga Biblioteca, na avenida Manoel Ferraz de Campos Sales, 95, no centro.
A mostra trará reflexões sobre o povo negro, as raízes africanas, suas lutas pela liberdade e resistência e está dividida em três partes. Na primeira, intitulada "África Que Esteve Aqui", o espectador terá acesso a fotos e textos que contam um pouco sobre a história no município, incluindo fatos sobre a construção de estabelecimentos com mão de obra escrava e comércio de escravos na cidade. A segunda parte, de nome "África de Nós", apresentará ao observador a história de personalidades negras isabelenses de destaque como Dito Pituba, artista de arte sacra com reconhecimento internacional. Por fim, a terceira parte chamada "África Aqui" apresentará as heranças culturais deixadas pelos negros para o município, entre elas a capoeira, a tradicional dança "Moçambique" e até mesmo os traços físicos herdados dos antepassados.
A exibição de curadoria de Emerson Bicudo permanecerá aberta até o dia 7 de dezembro, com visitação de segunda a sexta-feira das 10 às 19 horas. A entrada é gratuita e há  possibilidade de agendamento de grupos para visitas monitoradas.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal da Cultura pelo telefone 4657-3464 (disponível no WhatsApp).