Moradores da Vila Urupês, em Suzano, estão reclamando da falta de segurança e o aumento de casos de assaltos no bairro. Eles solicitam o reforço no policiamento, especialmente durante a noite, além da implantação de iluminação pública e a pavimentação de algumas ruas. Para tentar reduzir os casos, os condomínios estão implantando refletores, aumentando os muros e implantando cercas elétricas.
O síndico Benedito Tiarga, de 69 anos, informou que os casos de crimes são comuns na região. "Esses dias, duas motocicletas com quatro ocupantes pegaram o celular de rapaz. Vimos por meio de câmeras de segurança. No condomínio erguemos o muro, ele tem mais de três metros e meio, instalamos lanças e cerca elétrica, tudo por causa da insegurança", ressaltou.
Tiarga contou que representantes de condomínios do bairro criaram um grupo em um aplicativo de mensagens para troca de informações. "O grupo conta com 30 síndicos. Nem sempre as vítimas registram o boletim de ocorrência, porque é difícil registrar nas delegacias, as pessoas levam canseira", disse. As ruas Gato Cinzento, Caboclos e Ipê são algumas das vias afetadas pelos casos de violência.
Para o síndico, é necessário reforçar o policiamento ostensivo da região. "Tem que deixar a polícia militar circulando e reforçar o policiamento ostensivo. Os moradores ficam com medo, temos várias condomínios que instalaram diversas lâmpadas para dar mais visibilidade, no nosso, colocamos três refletores. Podiam fazer uma reunião o comandante da companhia ou do batalhão, sabemos que eles trabalham em cima de boletins de ocorrência, mas o atendimento nas delegacia também poderia ser melhorado", observou.
De acordo com o síndico Lidomar Silva, 38, para solucionar a questão da violência é necessária uma ação conjunta da Polícia Militar e da prefeitura. Ele informou que em julho houve uma reunião com representantes da administração municipal onde foi solicitado a implantação de iluminação pública e pavimentação das ruas. "Temos problemas com assaltos e usuários de drogas. Acredito que se tiver mais iluminação, fica mais difícil para essas pessoas se esconderem. As ruas também dificultam o policiamento, pois não são asfaltadas e em dias de chuva tem muita lama", avaliou.