A 11º edição da Virada Cultural será realizada neste final de semana - sábado e domingo - em Mogi das Cruzes. O evento  promovido pelo Estado de São Paulo, em parceria com o município, é gratuito e com duração de 24 horas. Ao todo serão sete palcos, sendo três externos, e um total de 34 atrações, com muita música, teatro, danças, artesanatos e gastronomia.
Neste ano, a Virada Cultural foi adiada pela Secretaria de Cultura do Estado. A justificativa da pasta foi a ampliação do evento, que agora passará a incluir outros municípios do oeste paulista, região de São José do Rio Preto e Araçatuba, litoral sul e norte e Grande São Paulo.
De acordo com o secretário estadual de Cultura, Romildo Campello, além do aumento no número de cidades, haverá um palco especial programado. "Anteriormente o evento era realizado no meio do ano e em 2018 será em novembro. No ano passado, 22 municípios participavam da Virada, neste ano serão 34. Além de mais cidades participando, teremos um Palco Experimental na Virada de São Paulo, onde bandas locais terão oportunidade de divulgar o trabalho artístico", afirmou.
O secretário ainda ressaltou a importância da festividade em Mogi. "A Virada Cultural é muito relevante no município pois ela dá a oportunidade aos moradores de terem contato maior com a arte, em todas as suas categorias. E para os artistas do município também, o evento abre as portas para os músicos da região se apresentarem em um grande evento", concluiu.
Gastronomia
Já a diretora de Cultura de Mogi das Cruzes, Margarete Silvestrini, comentou que neste ano serão 240 artistas participando desta edição. "O evento, como de costume, acontecerá por 24 horas e teremos a apresentação de 240 artistas de diversas áreas culturais".
Além da apresentação dos artistas, o 1º Festival Vegano também será realizado durante a Virada. "Esta é uma ação que não foi contratada por nós, mas resolvemos aderi-la à programação. O festival ocorrerá no salão da Igreja Matriz, no sábado e domingo das 10 às 19 horas. Terá muito bate-papo, atividades de ioga, entre outros. Tudo relacionado a gastronomia", concluiu.
A Virada é produzida pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), organização social de cultura parceira da Secretaria e foi criado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo. Até 2017, mais de 11 milhões de espectadores estiveram presentes em mais de 7 mil espetáculos promovidos em toda São Paulo.
*Texto sob a supervisão do editor.