A rua Doutor Ricardo Vilela recebeu uma lombofaixa em frente à estação Mogi das Cruzes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A expectativa era que a estrutura fosse finalizada para o feriado de Finados. Essa é a terceira estação de trem que recebeu o dispositivo, que também está sendo instalado em outros pontos do município, como o Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Largo 1º de Setembro.
A implantação da lombofaixa em frente à estação foi realizada pela CPTM, assim com nos terminais de Braz Cubas e Estudantes. O trabalho foi acompanhado ontem pelo secretário de Transportes, José Luiz Freire de Almeida. "A CPTM fez a obra de acordo com autorização e orientação da Secretaria de Transportes. Fizemos uma vistoria e solicitei alguns ajustes ao engenheiro responsável da companhia. Estamos nos últimos detalhes e acredito que hoje (ontem) já será feita a pintura e a partir de amanhã (hoje) já esteja liberada", detalhou.
De acordo com o secretário, o trecho receberá um semáforo de botoeira para facilitar o acesso dos pedestres. "Semana que vem já começamos a implantar o equipamento. Acredito que isso vai melhorar pelo menos o fluxo de pessoas. Um agente de trânsito tem ficado no local para orientar as pessoas até o término desse serviço. A lombofaixa é uma segurança, principalmente para os cadeirantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida", ressaltou.
Além das lombofaixas em frente às estações, a prefeitura implantou estruturas em outros pontos do município. "A prefeitura fez um convênio com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Já instalamos uma lombofaixa na rua Princesa Isabel de Bragança, concluímos uma no Largo 1° de Setembro e revitalizamos toda sinalização horizontal e vertical", esclareceu o secretário.
Segundo Almeida, existe um estudo para contratar uma empresa que ficará responsável por implantar lombadas e lombofaixas em Mogi. "Estamos contratando uma empresa porque hoje quem faz o serviço de lombada e lombofaixa, que é novidade em Mogi, é a Secretaria de Serviços Urbanos. Estou fazendo uma licitação para que no ano que vem, onde houver necessidade de implantação dessas estruturas, a secretaria tenha mais agilidade", acrescentou. (L.N.)