A Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Conselho Municipal da Cidade (ConCidade) realizarão, no dia 11 de dezembro, das 18 às 21 horas, no auditório da Administração Municipal, uma audiência pública que debaterá as propostas de mudança na Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (Lei nº 7.200, de 31 de agosto de 2016), que podem afetar a Vila Oliveira. Aberta ao público, a audiência será uma oportunidade para que os moradores do bairro debatam o tema e decidam, democraticamente, como ficará o zoneamento da região.
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, explicou que a decisão de se realizar uma audiência ocorreu porque a Administração Municipal recebeu dois abaixo-assinados de moradores - um contrário e outro a favor de mudanças na lei. Enquanto um grupo é favorável à flexibilização das regras para estabelecimentos comerciais na Vila Oliveira, outro é contrário à proposta e quer a manutenção do atual zoneamento.
"Com a audiência, os moradores poderão apresentar suas ideias, conhecer as propostas, fazer explanações e tirar dúvidas. Vamos conduzir o processo da forma mais democrática e transparente possível, para que a decisão da maioria seja acatada", disse o secretário.
Na tarde de sexta-feira, o secretário recebeu na prefeitura um grupo de moradores contrários às mudanças no zoneamento. Eles integram a Associação de Moradores da Vila Oliveira e Adjacências (Amvoa), fizeram perguntas sobre o processo e obtiveram informações sobre a audiência. "A presença de vocês na audiência é muito importante e teremos a oportunidade de debater o tema de forma ampla", comentou Claudio Rodrigues.