Neste ano, o Horário de Verão começa a vigorar neste domingo e se estende até 16 de fevereiro de 2019. O principal objetivo é diminuir a demanda de energia no momento do pico de consumo do sistema elétrico brasileiro. Para potencializar esse objetivo, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, dá dicas de consumo consciente.
No período de maior gasto de energia, entre 18 e 21 horas, acontece o aumento na coincidência de cargas no sistema. As famílias chegam em suas casas e utilizam os equipamentos domésticos, a iluminação pública nas ruas se acendem, além das fábricas ainda estarem com o maquinário ativado. "O horário de verão serve para minimizar essa concentração de carga no horário de pico, já que a luz natural permanece por um período mais longo do dia e a iluminação das ruas e das residências começa a funcionar um pouco mais tarde", explica o executivo de Relações Institucionais da EDP, Marcos Scarpa.
Além da redução da demanda, o período é propício para mudança de hábitos que contribuem para uma economia na conta de luz. As principais dicas são: durante o horário de verão, é importante aproveitar mais a luz natural, evitando a utilização desnecessária das lâmpadas. O ideal é utilizar cores claras na pintura das casas. Substitua as lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED, que são mais econômicas e têm maior durabilidade. Comece com a substituição nos cômodos de maior permanência. Sempre que possível, use o chuveiro no modo "verão", o que pode resultar em uma economia de energia de até 30%. Limite seu tempo de banho. O ideal é que dure de cinco a oito minutos. E não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento no consumo de energia elétrica.
O refrigerador ou freezer deve ser protegido dos raios solares e mantido o mais afastado possível do calor do fogão. Os alimentos, quando quentes, não devem ser guardados no refrigerador ou no freezer. Isso faz com que o motor do equipamento tenha de trabalhar por mais horas.