A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos divulgou ontem, o balanço de atendimentos realizados durante a campanha "Outubro Rosa" na cidade. Apenas a coleta de papanicolau, foram 694. A pasta também realizou outros exames, além de palestras e intervenções.
No decorrer do mês, foram feitos 900 testes rápidos de HIV, Sífilis e das hepatites B e C. Foram 84 mamografias, 115 ultrassons das mamas, 101 ultrassons transvaginais, cinco palestras em empresas da cidade, bem como orientação e rodas de conversas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros equipamentos. As consultas ginecológicas também foram intensificadas.
As palestras e orientações focaram a prevenção e o autocuidado, com o tema "Aprenda a Gosta de Você". Ainda de acordo com a pasta, os atendimentos durante os finais de semanas também tiveram boa adesão por parte das ferrazense que trabalham durante a semana e não conseguem chegar à uma unidade de saúde em seu horário de funcionamento.
Segundo o titular da Saúde ferrazense, Aloísio Lopes Priuli, a campanha foi um sucesso e atingiu seu objetivo. "Foi um mês produtivo, onde conseguimos despertar a sensibilidade no cuidado com a saúde da mulher, fazendo com o que elas se gostassem mais e se preocupassem mais com si mesmas. A rede municipal de saúde vestiu uma só camisa, focando a excelência no acolhimento, prevenção, diagnóstico e acompanhamento", afirmou Priuli.