A disciplina de Educação Empreendedora será implantada no currículo escolar do Ensino Fundamental da rede municipal de Ferraz de Vasconcelos a partir de 2019. O convênio foi assinado no final da tarde de quarta-feira, entre o prefeito José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os secretários municipais Pedro Elias Bou Assi (Desenvolvimento Econômico e Agropecuário) e Valéria Eloy da Silva Kovac (Educação) também assinaram o documento.
O prefeito Zé Biruta recebeu em seu gabinete os secretários municipais e a comitiva do Sebrae e enalteceu o trabalho desenvolvido pela instituição, adiantando que pretende ampliar as ações. "Agradeço pela confiança em nossa administração e quero aproveitar para anunciar que pretendo ampliar as nossas ações junto ao Sebrae, até porque quando começar o curso, os próprios alunos irão divulgar a notícia pela cidade", destacou.
A disciplina Educação Empreendedora faz parte do programa do Sebrae denominado Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), que é dividida em nove ciclos e é implantada gradativamente do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental. "Com certeza é mais uma inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, desta vez, na área educacional de base. Hoje é mais um dia histórico para Ferraz, pois com mais essa iniciativa fechamos o terceiro eixo de atuação do Sebrae no município", ressaltou Bou Assi.
A secretária Valéria Kovac destacou a importância da nova matéria, que vai atender de imediato mais de 1,5 mil alunos. "Estou muito feliz com a parceria com o Sebrae, porque vai oferecer novas oportunidades para as crianças. Muitas coisas boas começam a acontecer na cidade e essa é uma delas", afirmou a educadora.
Terceiro eixo
O gerente regional do Sebrae no Alto Tietê, Sérgio Gromik, disse que a cidade de Ferraz de Vasconcelos é a primeira da região a fechar os três eixos de atividades com a instituição, que compreendem a unidade do Sebrae no município, a melhora no ambiente de atendimento ao empreendedor que procura a prefeitura para abrir sua empresa e, agora, com a implantação do curso de Educação Empreendedora.
"Ferraz se tornou polo de referência nos serviços do Sebrae em atividade na cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, comandada por Pedro Bou Assi, tem mostrado eficiência acima da média no trato com os trabalhos prestados, tanto que o Sebrae tem utilizado o método ferrazense de atuação, como forma de capacitação para outros municípios", revelou Gromik.
Também participaram da reunião de trabalho, Antonio Carlos dos Santos Ferreira (secretário municipal de Obras), Thiago Severo (coordenador de Desenvolvimento Econômico), Fernando Felippe (diretor de Comunicação), João Carlos Loureiro Gomes (Jurídico do Sebrae) e Daniela Lira (Sebrae). Representando a Associação Comercial e Industrial (Acifv) estiveram presentes o presidente Daniel Balke e o gerente Gilson Cardoso.