A Escola Municipal Professora Liuba Pizzolito, do bairro do Caulim, no distrito de Palmeiras, em Suzano, recebeu ontem atividades em referência ao mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. Mais de 200 estudantes da unidade puderam conferir apresentações de dança, música, palestras e até participar de jogos e dinâmicas sobre o tema. 
As atividades ocorreram durante todo o dia. Uma delas foi conduzida pela professora e escritora convidada Alcidéa Miguel. Ela, que é uma das autoras do livro "Cadernos Negros" e membro da Academia de Letras da Grande São Paulo, realizou diversas abordagens sobre o tema da Consciência Negra por meio de palestras, dinâmica e música. "Falei sobre diferenças e discriminação e as crianças absorveram muito bem as informações. Foi uma iniciativa muito importante da Secretaria de Educação de Suzano, pois é difícil uma escola abrir espaço tão extenso para abordarmos sobre conscientização. Isso representa liberdade e é um diferencial para as crianças que vão levar esse importante conceito para suas vidas", ressaltou Alcidéa.
De acordo com o secretário de Educação, Leandro Bassini, até o final do ano letivo, que será em 21 de dezembro (sexta-feira), mais escolas municipais devem receber atividades sobre o tema. "Conscientizar é falar sobre, ouvir histórias, fazer uma roda de conversa. Esse é o espírito. Que a criança entenda que faz parte dessa história e possa ajudar a construir uma outra diferente", completou Bassini.