As escolas da região realizaram diversas ações para preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado no domingo em todo o Brasil. Esta será a primeira etapa do teste nacional e a segunda parte será realizada no dia 11 de novembro.
No Alto Tietê, 40.412 pessoas deverão comparecer nas escolas para a realização do Enem e somente em Mogi, 11.926 devem ir às unidades. Em razão da grande quantidade de pessoas que realizarão a prova, a concorrência para uma boa nota também aumenta. Para isso, muitas escolas oferecem aulas especiais aos alunos.
A equipe do Grupo Mogi News visitou nesta semana a Escola Estadual Irene Caporali de Souza, em Mogi das Cruzes, que oferece atividades que estimulam o bom desempenho dos alunos nas provas e vestibulares.
De acordo com a coordenadora da escola, Roberta Aparecida de Paula Assis, essas atividades são direcionadas aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. “Os ‘aulões’ são oferecidos para duas turmas com 35 alunos cada. Nessas aulas os jovens podem rever perguntas antigas que caíram nos testes já aplicados e também conseguem rever temas que estão com dificuldade de aprendizagem”, afirmou.
A procura pelo conteúdo parte muitas vezes dos próprios alunos, assim ressaltou Roberta. “As vezes os alunos escolhem um tema que estão com dificuldade, eles passam para o professor e o conteúdo é debatido nos ‘aulões’. Além de conteúdo das provas, nós passamos todas as orientações básicas para realizar o Enem”, complementou.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para a realização da prova o participante deverá conferir seus documentos antes de comparecer ao local do teste. Só poderá realizar o exame as pessoas que levarem os documentos de identificação original, oficial e com foto. Para a prova também é necessária apenas uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. A entidade ainda lembrou que o horário de verão terá início justamente no próximo domingo, em razão disso, os estudantes devem ficar atentos à mudança no relógio.
A coordenadora da entidade ainda finalizou dizendo que a expectativa é bem positiva em relação ao resultado do Enem aos alunos. “A nossa avaliação é a mais positiva possível, os alunos têm se empenhado bastante para realizar a prova e alcançar um bom resultado”, concluiu.
* Texto supervisionado pelo editor.