Casos de escabiose, popularmente conhecido como sarna humana, foram registrados na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Prefeito Waldir José Cabral Saueia, no Jardim Novo Éden, em Santa Isabel. Em nota, divulgada na última quinta-feira, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que está ciente dos casos  e que todos foram diagnosticados clinicamente. A equipe de saúde da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Jardim Novo Éden atendeu cinco funcionários e seis crianças com a doença, e também fez busca ativa para ações de controle e de educação em saúde nos domicílios das famílias atingidas e na escola.
De acordo com a administração municipal, as pessoas com suspeita e confirmação da doença foram afastadas das atividades escolares. O setor de zoonoses esteve no local e  identificou um cão com a patologia, notificando a proprietária para que procure atendimento veterinário. Caso não seja cumprida a notificação, a prefeitura alerta que o cão será recolhido para o Canil Municipal. A dedetização na escola estava prevista para ontem, e hoje seria feita a higienização.
A Prefeitura afirmou ainda que está atentamente acompanhando este caso junto à Equipe de Saúde do Bairro Jardim Novo Éden, bem como com a Direção da Escola em questão.
A escabiose é uma doença de pele, causada pelo ácaro Sarcoptes scabei. Facilmente transmitida entre pessoas através de roupas ou toalhas, por exemplo, causa coceira intensa e vermelhidão. A doença tem cura e o tratamento é simples, geralmente com uso de remédios e evitando contato direto com a pele infectada, para evitar a transmissão.