O Centro Educacional Jabuti (CEJA) é uma associação civil de direito privado com caráter sócio-educativo, sem fins econômicos, que tem como meta a promoção humana e social da criança, do adolescente e da família em Mogi das Cruzes.
Fundada em 2006, a instituição atende cerca de 500 crianças a partir dos quatro meses de idade e adolescentes de até os 17 anos em comunidades socialmente excluídas. Os serviços são em duas creches de período integral nos bairros Mogi Moderno (200 crianças) e Jundiapeba (160 crianças), Além disso, o Jabuti mantém o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -
o Projeto Prema - que atende 120 crianças e adolescentes em turmas pela manhã e tarde.
O CEJA é subvencionado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e conta com a parceria do Governo Federal por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, mas tem a necessidade de buscar outras fontes de recursos para manter seus serviços.
Já o Projeto Recomeçar foi criado em 2004. Nasceu na Comissão da Mulher Advogada da 17ª Subseção de Mogi das Cruzes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ao observar o grande número de relatos de violência doméstica entre as mulheres que procuravam atendimento judiciário, um grupo de profissionais se mobilizou na defesa dos direitos dessas mulheres. Foram muitos desafios vencidos até que, em 2012, o Recomeçar passou a contar com um abrigo para acolhimento das vítimas que precisam deixar suas casas e o convívio dos companheiros agressores até que estejam fora de perigo, sendo levadas para um lugar seguro e sigiloso.
No local, elas e os filhos recebem atendimento integral, tais como de psicólogos, assistentes sociais e educadores, além de encaminhamento para assistência médica, jurídica e inclusão em programas sociais. A Recomeçar também providencia medicamentos e até transporte para outras cidades quando a família precisa. Um trabalho que já serve de referência para várias regiões do Estado.